PRF realiza apreensões durante Operação Kayapó no sul do Pará
Durante a operação, foram apreendidos 2.189 litros de óleo diesel, 39 toneladas de minério e 80 m³ de madeira ilegal
Fonte: PRF
5/13/20251 min ler


Nos dias 06 a 09 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Kayapó, no sul do Pará.
O objetivo da operação federal é proteger os modos de vida das comunidades locais e resgatar a integridade do território, garantindo a preservação da vida dos indígenas, a integridade do seu território e o pleno direito dos povos originários ao uso da terra.
Nos dias 06 e 07 de maio, os agentes realizaram duas apreensões de óleo diesel sem nenhum documento para seu transporte. Ao todo foram apreendidos 2.189 litros de óleo diesel, este produto é geralmente utilizado em equipamentos em área de garimpo ilegal.
Na quinta-feira (08), os policiais apreenderam 39 toneladas de minério do tipo manganês. A carga tinha inconsistências na documentação, o que a tornou irregular.
Já na sexta-feira (09), a equipe apreendeu a quantidade de 80 m³ de madeira ilegal, pois a carga não tinha documentação que comprovasse a sua legalidade.
Diante dos fatos, todo o material apreendido ficou à disposição dos órgãos competentes. Os envolvidos foram apresentados às autoridades competentes para que respondam, em tese, por crime ambiental.
A Operação Kayapó reflete o compromisso da PRF com a preservação ambiental e o desmantelamento das cadeias logísticas que sustentam o garimpo ilegal na Amazônia. As ações reforçam a fiscalização em rodovias federais estratégicas para o transporte de insumos, recursos naturais e materiais com uso potencial em atividades criminosas.