Governo do Pará entrega viaduto entre Mário Covas e Avenida Três Corações, em Ananindeua
Estrutura é mais um legado de mobilidade urbana da COP 30 para a Região Metropolitana de Belém
Fonte: Agência Pará
5/17/20253 min ler


O Governo do Pará entregou, neste sábado (17), o viaduto localizado no entroncamento das avenidas Mário Covas e Três Corações, em Ananindeua. A obra integra o pacote de investimentos estruturantes voltados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, e representa mais um legado de mobilidade urbana para toda a Região Metropolitana.
Com 350 metros de extensão, o novo viaduto conecta diretamente a avenida Três Corações à avenida Mário Covas, eliminando a necessidade de paradas em semáforos e proporcionando maior fluidez ao trânsito. A estrutura vai beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas que vivem e circulam pelos bairros Cidade Nova, 40 Horas, Paar e adjacências.
O governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre a importância da obra durante sua entrega. "Esta é mais uma obra para facilitar e melhorar a mobilidade urbana da região Metropolitana. Já é o 4º viaduto entregue pelo Estado em dois anos. Obras que reduzem o fluxo intenso de trânsito, principalmente nos horários de rush. A avenida Mário Covas interliga diversos bairros e entra na região mais densa populacionamelmente de Ananindeua; além de interligar a Augusto Montenegro com a BR-316. Assim, reduzimos semáforos e intervenções que acabam retendo o fluxo de veículos. Hoje, cumprimos essa etapa, entregando ela antes do prazo", exaltou o governador.


O governador anunciou ainda que, em julho deste ano, mais um viaduto será entregue. "Estaremos entregando o viaduto da Mário Covas com a Avenida Independência. Com isso, fecharemos o número 5 viadutos entregues, sendo 4 deles só em Ananindeua", complementou Helder Barbalho.
Bastante emocionada, a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, exaltou o trabalho do Estado, com o Ministério das Cidades e reforçou o trabalho feito por Ananindeua e região metropolitana.


“Ananindeua tem recebido um olhar muito atento do Governo do Estado. Essa entrega é parte de um grande planejamento que prioriza a mobilidade urbana e a qualidade de vida da nossa população. Em dois anos, são cinco viadutos só na Região Metropolitana, resultado de uma gestão que escuta, planeja e executa. O que estamos fazendo aqui hoje é atender ao pedido de quem quer passar menos tempo no trânsito e mais tempo com a família. As obras não param porque o Pará não para”, destacou Hana.
Para dona Edilene Cruza, moradora do bairro do Coqueiro, a entrega da obra já transforma a rotina da comunidade. Todos os dias, ela leva a filha de 5 anos para a escola utilizando transporte coletivo.
Outro avanço importante proporcionado pela obra é o aumento da segurança no trânsito. A moradora Lizete Silva relatou que o filho se envolveu em um acidente antes da obra ser concluída.
“Aqui era um garrafamento total, com muitos acidentes. Meu filho até se acidentou ali. Eu agradeço muito ao nosso governador, por ele estar fazendo esse grande trabalho. Essa via é muito importante”, afirmou.
Como vai funcionar o novo viaduto
Com a nova configuração viária:
O fluxo da avenida Mário Covas permanece por baixo do viaduto;
Veículos que trafegam pela avenida Três Corações, no sentido Cidade Nova – Mário Covas, poderão utilizar o viaduto para acessar diretamente a BR-316;
Já quem estiver na Mário Covas e quiser seguir em direção à BR-316 ou à avenida Augusto Montenegro poderá utilizar a rotatória sob o viaduto para fazer o retorno.