Governo do Estado entrega 14 escolas e seis novas creches no primeiro semestre de 2025
Cerca de 9 mil famílias foram beneficiadas com os recentes investimentos na educação paraense
Fonte: Agência Pará
7/31/20252 min ler


O “Creches por Todo o Pará”, programa educacional inédito, avança e somente no primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado realizou a entrega de seis unidades de desenvolvimento da educação infantil. A atual gestão, com os objetivos de promover a transformação social, também entregou mais 14 escolas reconstruídas nesse mesmo período.
“A elevação da qualidade da educação paraense é uma das prioridades do Governo do Estado. Reafirmamos esse compromisso, por meio de investimentos na reestruturação das escolas, garantindo conforto, segurança e um ensino pedagógico de qualidade para os nossos estudantes de todos os níveis de educação”, destaca o secretário estadual de Educação (Seduc), Ricardo Sefer.
Os municípios de Redenção, Cumaru do Norte, Almeirim, Bannach, Melgaço e Curuçá foram contemplados com o “Creches por Todo o Pará”. Um investimento de cerca de R$ 30 milhões. A entrega das unidades beneficia cerca de 1,2 mil famílias, especialmente, mães em situação de vulnerabilidade social que precisam retornar ao mercado de trabalho.
No primeiro semestre de 2025, 14 escolas foram entregues nos municípios de Belém; Bragança, Brasil Novo, Breu Branco, Anapu, Cachoeira do Arari, Brejo Grande do Araguaia, Barcarena, Colares e Jacareacanga. Mais de 7,5 mil estudantes foram beneficiados com as obras de reconstrução das unidades. O investimento é de mais de R$ 70 milhões.
Em Belém, foram entregues as escolas Aldebaro Klautau, Ensino Integral Aníbal Duarte, Augusto Meira e Paulo Maranhão. Além dessas unidades, o Governo do Estado também entregou a primeira Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Português-Espanhol do Pará, no distrito de Icoaraci.
A escola também aposta em uma abordagem inovadora, aliando o ensino integral à formação bilíngue desde os primeiros anos da educação básica. A partir do segundo semestre, os estudantes do ensino médio poderão optar por um percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, escolhendo qual formação técnica desejam seguir. Ao final do ciclo, além do diploma do ensino médio, receberão também o certificado técnico correspondente.
As entregas reforçam o compromisso do Governo do Estado com a ampliação da qualidade da educação pública. Desde o início da atual gestão estadual, no ano de 2019, já foram entregues 171 unidades escolares totalmente reconstruídas em todo o Pará.

