Com protagonismo em pecuária sustentável, Pará se destaca na 30ª edição da Agrishow

Com rebanho robusto e referência em pecuária sustentável, Estado alia crescimento agropecuário à conservação ambiental e projeta liderança nacional

4/29/20252 min ler

Com o segundo maior rebanho do país com 26 milhões de bovinos e 782 mil cabeças de búfalos, além de ser zona nacional livre de febre aftosa sem vacinação, o Pará é destaque na 30ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP). Nesta segunda-feira (28), o governador Helder Barbalho visitou o evento que é palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o setor.

O governador Helder Barbalho destacou o crescimento do Pará no cenário agropecuário nacional, ressaltando o equilíbrio entre produção e preservação ambiental.

“Hoje, o Pará se consolida como um dos mais importantes Estados na produção de alimentos do Brasil, enfrentando o desafio de compatibilizar o avanço produtivo com a preservação ambiental. Estamos ampliando a intensificação da produção, seja na pecuária bovina — que já nos posiciona como o segundo maior rebanho do país —, seja na força crescente da produção de grãos. Lideramos a produção de cacau, açaí, abacaxi e dendê, e temos avançado significativamente também em milho, soja e arroz, diversificando nossas culturas. O Estado trabalha com uma estratégia clara: produzir preservando e preservar produzindo”, afirmou.

Sobre as oportunidades que a COP30 reserva para o Pará, o governador frisou que o evento será importante para a atração de recursos que ajudem a financiar estratégias de produção e conservação ambiental.

“A COP deve ser uma extraordinária vitrine para que o Brasil mostre ao mundo tudo o que tem feito de positivo e, ao mesmo tempo, faça um chamamento global para a necessidade do financiamento climático. Só assim poderemos garantir a preservação do nosso estoque florestal e assegurar que o Brasil continue sendo um dos protagonistas na produção de alimentos, fortalecendo ainda mais a força do agro-brasileiro”, afirmou Helder Barbalho.

O presidente da Agrishow, João Carlos Marchesan, destacou a importância da participação do Pará no evento e elogiou a atuação do governador paraense. “Admiro muito o governador. A presença dele na Agrishow é fundamental para que possamos replicar, no Pará, o modelo de desenvolvimento agrícola que estamos vendo aqui em São Paulo, com toda a tecnologia voltada às máquinas agrícolas. O Pará é um Estado promissor e tem todas as condições para se tornar, no futuro, o maior produtor do Brasil", afirmou Marchesan.

O Pará é pioneiro na rastreabilidade individual animal no país, com o programa Pecuária Sustentável, a maior iniciativa de integridade e desenvolvimento da pecuária no Brasil. O programa é uma parceria entre setor público e privado e prioriza a alta produtividade, a transparência e responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva, visando a produção de carne de qualidade com sanidade animal e livre de desmatamento.

O objetivo é implementar a rastreabilidade animal para comprovação da origem dos animais, abrindo espaço de comercialização da carne produzida no Pará para os mercados internacionais exigentes, como o europeu e o chinês, além do fortalecimento da confiança dos consumidores.