Agentes da Base Fluvial ‘Antônio Lemos’ apreendem quase meia tonelada de entorpecentes
Droga estava em um caminhão-baú transportado por balsa, que partiu de Manaus, capital do Amazonas, com destino a Belém
Fonte: Agência Pará
5/6/20252 min ler


O trabalho intensificado dos agentes que atuam na Base Fluvial Integrada “Antônio Lemos”, instalada em Breves, no Arquipélago do Marajó, resultou em mais uma grande apreensão de entorpecentes nesta segunda-feira (5), cujo destino era a capital paraense. Cerca de 490 quilos de droga, entre maconha (do tipo skunk) e pedras de oxi foram localizados durante abordagem a uma embarcação que saíra de Manaus (AM).
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou a efetividade que a Base Integrada vem alcançando ano após ano. “A apreensão de quase meia tonelada de drogas hoje (5), pela Base Fluvial Integrada 'Antônio Lemos', demonstra de forma clara a sua efetividade no combate ao crime e na garantia da segurança pública em nossa região. Este resultado expressivo é fruto do investimento estratégico em fiscalização e da dedicação dos nossos agentes, que atuam incansavelmente para proteger a nossa sociedade”, afirmou o titular da Segup.


A grande apreensão começou na manhã de hoje (5) quando equipes faziam diligências pelo Rio Tajapuru, principal rota de embarcações de cargas e pessoas na região do Marajó. Em uma das fiscalizações integradas, coordenada pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública, vinculado à Segup, na embarcação "Jean Filho LIII", que transportava duas balsas, um caminhão-baú levantou suspeitas.
Com a atuação do cão farejador Jay-Z, do Batalhão de Ação com Cães da Polícia Militar, foi encontrada a carga, dividida entre 452,5 kg de maconha e 38,5 kg de pedra de oxi, totalizando quase meia tonelada. O condutor da carreta e o entorpecente foram encaminhados à Base Fluvial para os procedimentos cabíveis. A droga, após o trabalho pericial, deverá ser incinerada, em procedimento de praxe.